SEMINÁRIO – 20/11/2015 – 14:00-16:00 - Sala Multiuso CIC
Palestrante: Fabrício N. Buzeto (orientador: Prof. Ricardo P. Jacobi)
Título: uOS: Um Middleware para Jogos Ubíquos Reconfiguráveis
Resumo: A Computação Ubíqua tem por objetivo tornar a computação invisível para que a
atenção do usuário possa se manter no ambiente a sua volta. Isso é alcançado tirando
proveito da pervasividade dos dispositivos a nossa volta, tornando a interação com
transparente e pró-ativa. Nesta mesma linha, os Jogos Ubíquos buscam usar tal
pervasividade na criação de jogos que misturem o mundo real com o virtual. Dentre seus
gêneros de destaque temos os jogos baseados em localização, que permitem ao jogador a
liberdade de jogar onde quiser, e os ARGs (Alternate Reality Games) com foco na liberdade
de quando e com quem os jogadores podem se relacionar. Neste trabalho apresentamos o
gênero de Jogos Reconfiguráveis que buscam a liberdade de como os jogadores podem
interagir com o sistema. Isto envolve o desafio de coordenar a comunicação entre as
diversas possibilidades de entradas e saídas do sistema em tempo real. Para tal,
apresentamos uma arquitetura que permite a construção e projeto de jogos que tirem
proveito dessas características.
Palestrante: Luciano H. O. Santos (orientadora: Prof. Carla D. Castanho)
Título: Ubigames e Reabilitação
Resumo: Jogos ubíquos podem aumentar fortemente a imersão e o engajamento de
jogadores, o que leva a resultados mais efetivos em diferentes campos, tais como educação,
treinamento técnico e saúde. Uma área em particular que pode beneficiar-se sobremaneira
dos ubigames é a terapia de reabilitação, dado que envolve um processo longo e contínuo,
no qual a motivação do paciente é considerada um fator crucial para a efetividade do
tratamento e para a velocidade de recuperação. Este projeto de pesquisa propõe uma
extensão à arquitetura de software clássica para aplicações ubíquas com o intuito de
suportar as amplas adaptabilidade e sensibilidade ao contexto necessárias aos processos da
terapia de reabilitação. O trabalho define um novo conjunto de entidades e de interfaces,
bem como uma aplicação especializada, que mapeia dispositivos de entrada e saída aos
controles de um ubigame, bem como centraliza os metadados relacionados à saúde.
Palestrante: Gabriel H. G. Silva (orientadora: Prof. Alba C. M. A. Melo)
Título: Comparação de Sequências Biológicas em Memória Restrita
Resumo: Ferramentas como o CUDAlign realizam a comparação de sequências biológicas
em GPUs (Graphic Processing Units), que são plataformas de alto desempenho otimizadas
para a execução paralela. Na primeira fase de execução o CUDAlign obtém o score ótimo e
nas fases seguintes recupera o alinhamento. Durante a execução com múltiplas GPUs
constatou-se que a recuperação do alinhamento tornou-se limitante no desempenho na
medida que o número de GPUs aumenta. O algoritmo de Fickett acelera a recuperação do
alinhamentos por meio da otimização das operações na tabela de programação dinâmica.
Nessa palestra, propõe-se a utilização do método de Fickett para a redução da complexidade
de tempo na fase de recuperação do alinhamento da ferramenta CUDAlign.
Palestrante: Carlos B. de Paula Filho (orientador: Prof. Ricardo P. Jacobi)
Título: Estrategia de web caching utilizando rede P2P de clientes sobre WebRTC
Resumo: Web caching has been a key player in increase performance and website stability
in times of heavy usage. However most caching strategies do not take into account the power
of localized caching between client nodes. New technologies developed for HTML5 have
enabled nodes to connect and interact with each other, enabling them to share data without
the addition of plugins. This work describes a caching strategy that creates a p2p network of
clients that act as caching servers as soon as they issue a request to the server, distributing
the caching data potentially across most web site visitors, increasing the web site availability
in high peaks and minimizing drastically the costs of infrastructure, since the nodes will
provide content to localized clients, potentially achieving a faster overall speed in page loads,
or in content loading.