Modelo para Recomendação de Parcerias em Redes de Colaboração Científicas

/Preenchimento de Buracos em Síntese de Vista baseado em Mapa de Profundidade

Seminários - 08/04/16 às 14h - Sala Multiuso CIC

1) Palestrante: Aurélio Costa (orientadora: Prof. Célia G. Ralha)

Título: Modelo para Recomendação de Parcerias em Redes de Colaboração Científicas

Resumo: Normalmente os pesquisadores de uma rede social científica podem facilmente discernir quem são os especialistas na mesma subárea de atuação, porém essa facilidade deixa de existir quando é necessário interagir com grupos de pesquisa de outras subáreas. Com o objetivo de mitigar essa dificuldade uma alternativa é o desenvolvimento de um artefato que recomende pesquisadores ou grupos de pesquisa que se destaquem em suas áreas. Nesse sentido, foi desenvolvido um modelo de recomendação de parcerias baseado em análise de redes de colaboração científicas. O modelo foi implementado em um artefato que

utiliza cálculo de métricas de desempenho das recomendações realizadas, utilizando a rede de colaboração formada por publicações em conjunto (coautoria) de artigos publicados em periódicos da área de Ciência da Computação. O artefato utiliza dados reais de pesquisadores vinculados a três programas de pósgraduação do Brasil, os quais foram modelados e armazenados em um banco de dados orientado a grafo. No contexto de redes de colaboração científica, a análise de rede pode ser utilizada para avaliar as parcerias já formadas, bem como para estimular a formação de novas parcerias. O desempenho das recomendações produzidas foi satisfatório quando comparados com modelos apresentados em trabalhos anteriores que empregavam diferentes métodos.

 

2) Palestrante: Ennio Willian (orientador: Prof. Bruno L. Macchiavello)

Título: Preenchimento de Buracos em Síntese de Vista baseado em Mapa de Profundidade

Resumo: Um sinal de vídeo 3D digital é frequentemente composto de duas ou mais vistas, onde cada vista possui um sinal de textura e um sinal de profundidade (ou disparidade). Dentro desta representação é então possível criar de forma virtual outras vistas utilizando Renderização Baseada em Imagem de Profundidade (do inglês, Depth Image Depth Redenring - DIBR). Um problema inerente que surge neste processo é o aparecimento de buracos de desoclusões. Os buracos de desoclusões são regiões que se encontram ocultas nas vistas de referência mas devem estar aparentes na vista virtual. Neste sentido, este trabalho propõe um algoritmo de inpainting para preenchimento destes buracos. O algoritmo proposto baseado na técnica de exemplos (exemplar-based) utiliza-se das características do mapa de profundidade para auxiliar o preenchimento dos buracos. Quando comparados com os algoritmos concorrentes, os resultados objetivos e subjetivos mostram que o algoritmo proposto possui uma boa desempenho, obtendo um ganho de até 0.45 dB na PSNR média do vídeo comparando com o estado-da-arte.