Palestra Prof. Luiz P. Calôba - Professor Emérito da UFRJ sobre Pré e Pós-processamento de Dados em Redes Neurais.

Palestra Prof. Luiz P. Calôba - Professor Emérito da UFRJ

Título: Pré e Pós-processamento de Dados em Redes Neurais
Local: Auditório Prédio CIC/EST
Horário: 10h-12h

Resumo: Redes Neurais Artificiais (RNA) são uma ferramenta largamente utilizada atualmente, e seu uso é muito facilitado pelos programas disponíveis no mercado. Entretanto, o uso automático destes programas limita muito o que esta ferramenta tem a oferecer. Nesta palestra discutimos técnicas de pré processamento (escolha de variáveis, escalamento, compactação, domínio, etc) e pós-processamento (interpretação estatística, análise de erros, relevância, etc) de dados que permitem explorar muito mais amplamente as possibilidades das RNA.

Biografia Palestrante: Luiz P. Calôba é Professor Emérito da UFRJ, atuando na COPPE e na Escola Politécnica. Pesquisa e trabalha com Redes Neurais Artificiais há cerca de 25 anos. Com seus cursos iniciados em 1989 foi o provável introdutor e um forte divulgador da área nas Engenharias no Brasil, tendo publicado mais de 300 trabalhos e orientado mais de 80 teses. Têm recebido apoio de diversas Agências para suas pesquisas e liderado projetos e consultorias para diversas empresas e instituições. É Pesquisador 1A do CNPq há mais de 20 anos, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia.

A palestra pode ser baixada no link abaixo:

Redes Neurais Artificiais - Pré e Pós processamento dos Dados