Seu browser não suporta JavaScript!

Seminários - 09/06/17 - 14h

 

 

Local: Sala Multiuso CIC

Palestrante: Profa. Conceição de Maria Albuquerque Alves (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos – PTARH/UnB)

Título: Perspectivas do Uso de SMA na Gestão de Recursos Hídricos

Resumo: A gestão do abastecimento de água urbano (GAAU) é delimitada pela integração do comportamento de consumidores urbanos, do sistema hidrológico e de limitações e traçados do sistema de abastecimento de água (SAA) que pode ser representada por meio do conceito de sistemas complexos que demandam um manejo adaptativo. O comportamento dos consumidores tem sido considerado uma variável exógena ao processo de simulação de cenários de disponibilidade hídrica em sistemas urbanos. No entanto, é sabido que o comportamento do usuário frente a medidas de racionalização do uso da água pode influenciar a efetividade de Planos Emergenciais, comprometendo o gerenciamento de situações de eventos extremos (secas ou cheias) e consequente adaptação. A interação social entre os consumidores (atores) ou entre eles e o ambiente cria variações no sistema que precisam ser detectadas e representadas em cenários de alternativas de gestão por meio de um processo adaptativo de simulação de sistemas complexos modelados com base no comportamento de agentes. As perspectivas da utilização de sistemas multiagentes para gestão ambiental, e especificamente, para gestão de recursos hídricos representam uma ampla área de aplicação de SMA que passam pela construção de ferramentas para gestão compartilhada de recursos (alocação negociada de recursos naturais), aprendizado social, democratização da informação e agilidade na implementação de planos de ações emergenciais. O seminário apresentará as potencialidades do uso de SMA para gestão dos recursos hídricos no Brasil. 

Horário: 15h

Palestrante: Christophe Le Page (French Agricultural Research Centre for International Development - CIRAD)

Título: Participatory Agent-based Simulation for Renewable Resource Management

Resumo: Cormas is a platform that has been used for 20 years to design agent-based models applied to renewable resource management. Among the existing generic agent-based simulation platforms, Cormas occupies a tiny, yet lively, place. Thanks to regular training sessions and an electronic forum, the community of users has been gradually established that has enabled a sharing of ideas, practices and knowledge, and the emergence of a genuine community of practice whose members are particularly interested in participatory agent-based simulation. To stimulate social learning, stylized simulation models are co-designed with local actors. Examples in various context, e.g., France, Thailand, Cameroun, Zimbabwe and Brasil, will be presented..

Organizadora: Profa Célia Ghedini Ralha (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação Informática 2017-1