Qualidade de Vídeos Estereoscópicos na Presença de Artefatos 3D

/Algoritmos Paralelos e Eficientes para Consultas IP no Intel(R) Xeon Phi(tm) e CPUs Multi-Core

 

SEMINÁRIO – 10/06/2016 – 14:00 - Sala Multiuso CIC

Palestrante: Alessandro R. Silva (orientadora: Prof. Mylene C. Q. Farias)
Título: Qualidade de Vídeos Estereoscópicos na Presença de Artefatos 3D
Resumo: Embora haja progresso no desenvolvimento de métricas objetivas de qualidade de vídeo 2D, a área de métricas de qualidade de vídeo 3D (tridimensional) ainda está em sua infância. Para o conteúdo de vídeo 3D, a qualidade da experiência (QoE) é definida como uma combinação de um conjunto de atributos, que incluem a qualidade espacial-temporal da imagem (qualidade 2D), o nível de conforto, a naturalidade e o realismo do conteúdo 3D. Cada uma destas características deve ser considerada durante o projeto de uma métrica eficiente, mas na verdade, muitas das métricas 3D propostas são simplesmente adaptações de métricas de qualidade bidimensionais (2D) que consideram a profundidade como um canal de cor extra. Nosso objetivo é propor uma métrica, sem referência, de qualidade
de vídeos 3D, que leve em consideração os diversos aspectos da qualidade do vídeo 3D, incluindo possíveis degradações típicas da geração e processamento de sinais estereoscópicos. Devido a falta de bases apropriadas, construímos uma base de vídeos 3D contendo sequências que simulam várias configurações estereoscópicas, bem como artefatos 3D. Conduzimos um teste subjetivo de avaliação de qualidade e, paralelamente, desenvolvemos uma versão inicial da métrica, que demonstrou resultados promissores.

 

Palestrante: Alexandre Lucchesi (orientador: Prof. George L. M. Teodoro)
Título: Algoritmos Paralelos e Eficientes para Consultas IP no Intel(R) Xeon Phi(tm) e CPUs Multi-Core
Resumo: O tráfego de comunicações na Internet está crescendo rapidamente devido a novas aplicações que demandam grandes volumes de dados, incluindo entretenimento em tempo real, o compartilhamento de documentos em redes P2P, aplicações de alto- desempenho, etc. Adicionalmente, roteadores em software são uma solução promissora para lidar com o encaminhamento de pacotes devido ao bom custo-benefício e flexibilidade. Contudo, é desafiador o desenvolvimento de roteadores baseados em software que sejam capazes de atingir as taxas de encaminhamento de pacotes necessárias. O uso de sistemas e técnicas de computação paralela pode ser uma abordagem viável para melhorar o desempenho dessas soluções. A realização de consultas IP é uma operação central de roteadores em software, que é computada através de um algoritmo de casamento de maior prefixo (CMP). Assim, neste trabalho, investiga-se a paralelização e implementação eficiente de algoritmos de CMP para consultas IP em CPUs multi-core e no coprocessador many-core Intel(R) Xeon Phi(tm) (Intel Phi). A análise inclui a paralelização de algoritmos estado-da-arte que empregam diferentes estratégias para o problema do CMP em ambos os dispositivos. Os resultados experimentais mostram que foi possível atingir um alto desempenho com esta solução (aproximadamente 10 Gbps para pacotes de 64B no Intel Phi). Além disso, nota-se que o algoritmo sequencial mais eficiente pode não ser a melhor opção em uma configuração paralela. Assim, é necessário avaliar as características dos processadores, as demandas de computação/dados dos algoritmos e as estruturas de dados empregadas para entender como os algoritmos podem se beneficiar de um dispositivo de computação paralelo, as potenciais limitações na escalabilidade e as oportunidades para otimizações. Estas descobertas também são importantes para novos esforços no desenvolvimento de algoritmos nessa área, os quais têm sido, em sua maioria, focados em soluções sequenciais.