On the Performance of the IEEE 802.11 in a Multi-channel Environment

/Roteamento e Alocação de Espectro Ciente da Aplicação com Escalonamento de Requisições

/Controlador de SLA em uma plataforma de nuvens federadas

/Estratégia de web caching utilizando rede P2P de clientes sobre WebRTC

SEMINÁRIO – 17/06/2016 – 14:00 - Sala de Seminarios do IPOL

Palestrante: Marcus F. Caetano (orientador: Prof. Jacir L. Bordim)
Título: On the Performance of the IEEE 802.11 in a Multi-channel Environment
Resumo: Wireless networking enhanced with multiple transmitting channels has been considered to improve the utilization of the electromagnetic spectrum and to provide ways to accommodation the growing demand for connectivity. In this scenario, the use of a common control channel to coordinate the stations and networking resources is usually employed. This work evaluates the control channel capacity and its impact on the overall system throughput when multiple channels are available. The CSMA/CA mechanism is considered as it is the most used access control mechanism in the wireless local area network. To this end, an analytical model is proposed to evaluate the saturation conditions of the control channel. Empirical results are also provided and compared with the analytical model. The results show that the empirical results are consistent with the analytical model. In particular, it is shown that the ratio of eight data channels per control channel attains the best results.

 

Palestrante: Léia S. de Souza (orientador: Prof. André C. Drummond)
Título: Roteamento e Alocação de Espectro Ciente da Aplicação com Escalonamento de Requisições

Resumo: Aplicações de transferência de dados na rede geograficamente distribuída são caracterizadas em uma classe de tráfego cujas principais características são tolerância a atrasos e enorme necessidade por largura de banda da rede. Dentre tais aplicações destacam-se as Múltiplas Transferências de Dados em Massa (MBDT), que realizam transferências de enorme volume de dados e são empregadas em ressincronizações entre centro de dados, e operações de backup, que fazem parte das estratégias de cobertura contra falhas e recuperação a desastre. Tais aplicações podem ser executadas dinamicamente se as redes implementam redes ópticas elásticas (EON), que dispõem de larga capacidade e transportam mais dados na mesma porção de espectro óptico. Este trabalho propõe soluções para alocar capacidade para atender requisições de aplicações que disputam recursos da rede. Os resultados mostram que é possível manter elevada taxa de sucesso de ressincronizações sem elevar a taxa de bloqueio de backups, e o escalonamento de chamadas dessa natureza permite o contínuo atendimento mesmo quando o tráfego na rede aumenta.

 

Palestrante: Breno Moura (orientadora: Prof. Aletéia P. F. de Araujo)
Título: Controlador de SLA em uma plataforma de nuvens federadas
Resumo: Com o aumento de investimentos em computação em nuvem e a disputa cada vez mais forte por consumidores, oferta de serviços surgem cada vez mais acirradas para conquistar o publico consumidor desse mercado. Para garantir que os provedores de serviços em nuvens cumpram o que estão ofertando existem contratos que são assinados entre as partes envolvidas,onde é iniciado o ciclo do contrato chamado de Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement – SLA). Pensando em melhor atender os usuários da infraestrutura de nuvens federadas BioNimbuZ, este trabalho propõe a implementação de um controlador de SLA capaz de gerenciar acordos de nível de serviço entre nuvens federadas e os usuários da arquitetura,de forma dinâmica, automática, transparente e simples.

 

Palestrante: Carlos Botelho (orientador: Prof. Ricardo P. Jacobi)
Título: Estratégia de web caching utilizando rede P2P de clientes sobre WebRTC
Resumo: Cache na internet é um mecanismo chave para o aumento de performance e estabilidade de sites. Entretanto a maioria das estratégias de cache não leva em conta o poder do cache localizado entre nós clientes. Novas tecnologias desenvolvidas para o HTML5 possibilitaram que nós se conectem e interajam entre si, possibilitando a troca de dados sem a instalação de plugins ou addons de navegadores. Este trabalho descreve uma estratégia de cache que cria uma rede P2P de clientes agindo como servidores de proxy cache assim que os mesmos fizerem a primeira requisição ao servidor, distribuindo os dados potencialmente entre todos os visitantes do site. Aumentando a disponibilidade do site em picos de acesso, e minimizando drasticamente os custos de infraestrutura, a estratégia pode potencialmente aumentar a velocidade de abertura de página ou de conteúdos de mídia. Assim como uma diminuição no custo de transferência de dados nos provedores de internet.