Proposta Multiestratégia de Tolerância a Falhas para Sistemas Multiagentes

/Bancos de Dados NoSQL para Workflows de Bioinformática

Data: 26 de agosto de 2016

Local: Sala Multiuso CIC

Horário: 14h00 às 15h50

Palestrante: José Pergentino de Araújo Neto (doutorado)

Título: Proposta Multiestratégia de Tolerância a Falhas para Sistemas Multiagentes

Resumo: Execução de simulação computacional é uma atividade dispendiosa que envolve tempo e recursos computacionais. Além disso, as simulações estão sujeitas a interrupções de execução devido a falhas não esperadas. Quando essas simulações são executadas em uma plataforma multiagente, existe também o risco de falhas externas que inviabilizam a sua execução, e.g., falta de energia, interrupção na comunicação de rede ou de sistema operacional, falhas de processos, as quais forçam o reinício da simulação. Controlar os estados para evitar perda de processamento requer técnicas muitas vezes não dominadas pelos projetistas. Desta forma, o uso de técnicas de retry, checkpoint e restore podem auxiliar no processo de tratamento de falhas. Neste sentido, esse trabalho propõe uma arquitetura multiestratégica para o tratamento de tolerância a falhas, possibilitando a recuperação de seu estado na ocorrência de falhas não esperadas. Como resultado, a arquitetura implementada provê uma plataforma tolerante a falhas para execução de simulações baseadas em agentes, permitindo que aplicações dessa natureza possam aumentar o nível de confiabilidade.

Palestrante: Iasmini Virginia Oliveira Lima (mestrado)

Título: Bancos de Dados NoSQL para Workflows de Bioinformática

Resumo: Projetos em Bioinformática são geralmente executados como workflows científicos. Os biólogos podem executar o mesmo workflow várias vezes com diferentes parâmetros, a fim de refinar a análise dos dados. Estas execuções geram um grande volume de arquivos com diferentes dados que precisam ser armazenados para novas execuções. Entre os sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs) NoSQL (Not Only SQL) estão o Cassandra e o MongoDB. Neste contexto, foi realizado uma avaliação dos SGBDs Cassandra e MongoDB em worflows científicos de Bioinformática, usando diferentes ambientes computacionais. Além disso, foi avaliado o impacto da replicação de dados nesses bancos de dados.

Organizadora: Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora de Pós-Graduação Informática