Overview do Projeto MASE

Modelo de Parametrização Dinâmico para Tunagem Automática com Agentes Autônomos

Data: 02 de setembro de 2016

Local: Sala Multiuso CIC

Horário: 14h00

Palestrante: Profa. Célia Ghedini Ralha

Título: Overview do Projeto MASE

Resumo: Nesta palestra será apresentado o Projeto MASE- Multi-Agent System for Environmental Simulation. A explanação do Projeto MASE inclui a motivação, uma linha do tempo, com os trabalhos desenvolvidos, um estudo de caso realizado utilizando o simulador e alguns trabalhos futuros.

 

Horário: 14h30

Palestrante: Rafael Marconi Ramos (doutorado)

Título: Modelo de Parametrização Dinâmico para Tunagem Automática com Agentes Autônomos

Resumo: As ferramentas de auto-tuning buscam melhores resultados utilizando técnicas de otimização matemática e estratégia de buscas no espaço de soluções. Existem diversas técnicas disponíveis, por exemplo, Nelder-Mead simplex (NM) (Nelder and Mead, 1965), Particle Swarm Optimization (PSO) (Van Den Bergh, 2002), Pattern Search (PS) (Hooke and Jeeves, 1961) e outras, porém cada uma dessas técnicas tem características especí_cas favorecendo a busca de soluções em alguma classe especí_ca de problemas. Essas técnicas geralmente não possuem bons resultados de maneira global e por isso não atendem como solução geral para todas as classes de problemas. Outro ponto a se observar é que a aplicação de uma ferramenta de auto-tuning em qualquer contexto irá gerar uma quantidade signi_cativa de testes. Apesar das técnicas procurarem encontrar melhores resultados usando estratégias de otimização, o conjunto de testes pode ser signi_cativo. Nesse sentido, possuir uma ferramenta de auto-tuning que permita a distribuição dos testes para aumentar a e_ciência da ferramenta, diminuiria o tempo de tunagem. Por isso a aplicação de uma arquitetura de sistemas multiagentes (SMA) em uma ferramenta de auto-tuning seria interessante. Por outro lado, a arquitetura SMA não permitiria apenas a distribuição, mas permitiria incluirmos no auto-tuning a possibilidade de uso de autonomia e inteligência nos agentes. Isso permitiria usarmos técnicas de tuning e distribuição de testes como mais inteligência para melhorar o tempo de execução do auto-tuning, tempo de convergência das técnicas e resultados dos sistemas computacionais tunados.

Organizadora: Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação Informática 2016-2