Provisão de Recursos e Proteção em Redes Óticas EON

Data: 21 de outubro de 2016

Local: Sala Multiuso EST

Palestrante: Paulo José de Souza Júnior(mestrado)

Título: Provisão de Recursos e Proteção em Redes Óticas EON

Resumo: Redes ópticas elásticas (EON) são a evolução das redes WDM para fornecer uma grande variedade de solicitações de largura de banda que variam de 1 Gb/s para 1 Tb/s. Graças as novas tecnologias dos  transponders de banda variável e switchs flexíveis, a alocação adaptável de espectro tornou-se possível. As redes EON podem transportar grandes canais ópticos com maior eficiência. Neste estudo propomos explorar técnicas de engenharia de tráfego adaptativas, com esquema de proteção dinâmica. Nas redes EON, o problema de RWA que existia nas redes WDM passam a ser RSA, Roteamento e Alocação de Spectrum.

Palestrante: Michel Junio Ferreira Rosa(mestrado)

Título: Predição Aplicada em Workflows Científicos para Estimativa de Custos e Recursos Computacionais em Nuvens Federadas

Resumo: Abusca pelos serviços de nuvem cresceu exponencialmente nos últimos anos. Essa grande procura se justifica pela facilidade de provisionar recursos que atenda a demanda e pelo custo relacionado ao que foi consumido. Assim, cientistas comumente lidam com workflows científicos que podem demandar recursos computacionais de alto ou baixo desempenho, que implicam em diferentes custos. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo auxiliar o usuário na escolha de um ambiente computacional que execute seus workflows científicos de forma transparente, com estimativas de tempo, custo financeiro e recursos a serem utilizados. São utilizados técnicas de regressão para estimativas de tempo e custos de execução e a metaheurística GRASP para escolha dos recursos a serem utilizados.

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação Informática 2016-2