Alpha-Equivalência, Matching e Unificação-Módulo na Sintaxe Nominal

/CUDA-Sankoff: using GPU to Accelerate the Pairwise Structural RNA Alignment

/Formalização da Terminação de Especificações Funcionais

/Otimização de Distorção de Profundidade Admissível para Codificação de Mapas de Profundidade

Data: 28 de outubro de 2016

Local: Sala Multiuso EST

Palestrante: Washington Carvalho Segundo(doutorado)

Título: Alpha-Equivalência, Matching e Unificação-Módulo na Sintaxe Nominal

Resumo: Unificaçãoe problemas correlacionados como verificação de equivalências, matching e estreitamento, são frequentes em diversos contextos de aplicações. Contudo, os algoritmos eficientes da área para unificação sintática são restritos frente a vasta gama de situações onde é necessário se considerar operadores sobre classes de equivalências. Estas definidas por propriedades como: associatividade, comutatividade, idempotência, elemento neutro e a irrelevância dos nomes escolhidos para variáveis ligadas. Muito desenvolvimento já existe tanto do lado de teorias equacionais que consideram as propriedades geralmente requeridas por grupos, semigrupos e outras variedades algébricas, assim como em separado para unificação que leva em conta o especial comportamento requerido para variáveis ligadas. O que se propõe portanto é o desenvolvimento teórico, com formalizações da combinação destas duas áreas de unificação, a mais antiga e conhecida de teorias equacionais e a mais recente desenvolvida Unificação Nominal.

Palestrante: Daniel Sundfeld(doutorado)

Título: CUDA-Sankoff: using GPU to Accelerate the Pairwise Structural RNA Alignment

Resumo: We propose and evaluate CUDA- Sankoff, a solution to the RNA structural alignment problem based on the Sankoff algorithm in Graphics Processing Units (GPUs). To our knowledge, this is the first time the Sankoff algorithm is implemented in GPU. In our solution, we show how to linearize the Sankoff 4-dimensional dynamic programming (4D DP) matrix and we propose a two-level wavefront approach to exploit the parallelism. The results were obtained with two different NVidia GPUs, comparing sets of real RNA sequences with lengths from 46 to 281 nucleotides. We show that our GPU approach is up to 24 times faster than a 16-core CPU solution in the 281 nucleotide Sankoff execution.

Palestrante: Thiago Mendonça Ferreira Ramos(mestrado)

Título: Formalização da Terminação de Especificações Funcionais

Resumo: Aterminação é parte crítica de formalização de corretude de software. Neste trabalho analisamos as principais definições de terminação e equivalência entre elas.

Palestrante: Gizele Fernanda Abdon Júlio(mestrado)

Título: Otimização de Distorção de Profundidade Admissível para Codificação de Mapas de Profundidade

Resumo: Sistemas de múltiplas vistas são amplamente empregados na criação de vídeos 3D e de aplicações de ponto de vista livre. As múltiplas vistas, contendo vídeos de textura (cor) e profundidade, devem ser eficientemente comprimidas para serem transmitidas ao cliente e poderão servir para síntese de vistas no receptor. Nesse contexto, foi proposto um pré-processamento dos mapas de profundidade antes da codificação, baseado no modelo de Distorção de Profundidade Admissível (ADD - Allowable Depth Distorion). Esse trabalho explora a ADD e, adicionalmente, propõe a escolha de valores de profundidade para transmissão de acordo com a distribuição dos blocos (macroblocos e/ou unidade de codificação) empregados por codificadores padrões. Nossos resultados experimentais mostram que é possível alcançar ganhos de compressão de até 8% usando o método da mínima variância de valores dentro de um bloco de codificação, sem a introdução de perdas por distorção e preservando-se a qualidade das imagens sintetizadas.

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação Informática 2016-2