Computação e Educação: pesquisa e prática a partir da união de áreas

/Uma arquitetura baseada em Containers para Workflows de Bioinformática em Nuvens Federadas

/PlantRNA_Sniffer: a SVM-based workflow to predict long intergenic non-coding RNAs in plants

Local: Sala Multiuso CIC

Palestrante: Profa. Letícia Lopes Leite

Título: Computação e Educação: pesquisa e prática a partir da união de áreas

Resumo: A influência da Computação na sociedade moderna é inegável. Ela provocou direta ou indiretamente o surgimento de novas profissões, novas formas de nos relacionarmos, de nos divertirmos, e também de aprendermos. Diante de um cenário em que a tecnologia está à frente de mudanças e inovações em todas as áreas, sua incorporação aos processos de ensino e de aprendizagem pode contribuir de forma efetiva para o sucesso na formação integral do indivíduo. Afirmar que o uso do computador na Educação, em qualquer nível, desperta a criatividade, o interesse, que promove situações de aprendizagem impossíveis sem a tecnologia são premissas sedimentadas. Já outras temáticas destacam-se como foco permanente de pesquisas na área de Informática na Educação (IE): busca-se entender como os processos de ensino e de aprendizagem podem ser qualificados a partir da incorporação da computação, quais softwares, hardwares e metodologias precisam ser criados/modificados para promovermos uma educação de qualidade em todos os níveis de ensino e áreas do conhecimento. E, ainda podemos destacar algumas questões atuais e futuras de discussão: Quais características o profissional de educação e o estudante precisam desenvolver a partir da nova realidade que se apresenta? Qual a influência do raciocínio computacional nos processos de ensino e aprendizagem nas diferentes áreas? Como a Computação pode auxiliar na promoção de uma aprendizagem contextualizada? Como tornar a aprendizagem mais prazerosa e divertida a partir das tecnologias? Como a tecnologia pode ser utilizada para promover a acessibilidade e autonomia? Como fazer o mapeamento das características do estudante para a adaptação de ambientes virtuais? Em síntese, a IE dedica-se a questões que dialogam com diversas áreas de conhecimento, visando contribuir para a formação de um profissional que tem/terá a tecnologia integrada à sua rotina.

Palestrante: Tiago Henrique Costa Rodrigues Alves (mestrado)

Título: Uma arquitetura baseada em Containers para Workflows de Bioinformática em Nuvens Federadas

Resumo: Reproduzir experimentos de Bioinformática pode ser uma atividade dispendiosa. Os recursos computacionais necessários muitas vezes não estão disponíveis. Instalar e/ou compilar os softwares utilizados em experimentos de bioinformática, gerenciar suas dependências e garantir a execução da versão correta são atividades que podem consumir bastante tempo. Este trabalho sugere uma arquitetura baseada em Containers para Workflows de Bioinformática em Nuvens Federadas capaz de auxiliar pesquisadores na execução, distribuição e reprodução de experimentos.

Palestrante: Lucas Maciel

Título: PlantRNA_Sniffer: a SVM-based workflow to predict long intergenic non-coding RNAs in plants

Resumo: Non-coding RNAs (ncRNAs) constitute an important set of transcripts produced in the cells of organisms. Among them, there is a large amount of a particular class of long ncRNAs that are difficult to predict, the so-called long intergenic ncRNAs (lincRNAs), which might play essential roles in gene regulation and other cellular processes. Despite the importance of these lincRNAs, there is still a lack of biological knowledge, and also a few computational methods, specific to organisms, which usually cannot be successfully applied to other species, different from those that they have been originally designed to. Besides, prediction of lncRNAs have been performed with machine learning techniques. Particularly, for lincRNA prediction, supervised learning methods have been explored in recent literature. In this context, this work proposes a workflow to predict lincRNAs on plants, considering a pipeline that includes known bioinformatics tools together with machine learning techniques, here Support Vector Machine (SVM). We discuss two case studies that were able to identify novel lincRNAs, in sugarcane (Saccharum spp) and in maize (Zea mays). From the results, we also could identify differentially expressed  lincRNAs in sugarcane and maize plants submitted to pathogenic and beneficial microorganisms.

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação Informática 2017-1