/Models of Computations on the design of Cyber-Physical Systems

Local: Sala Multiuso CIC

Palestrante: Marco Antônio Caldas de Figueiredo Junior (doutorando)

Título: Comparação de Sequências Biológicas Longas em Ambiente Heterogêneo com Distribuição de Carga

Resumo:A comparação de sequências longas é uma tarefa auxiliar na área de Bioinformática que requer a utilização de algoritmos paralelizáveis como o Smith-Waterman, permitindo a obtenção de melhores desempenhos se múltiplos dispositivos forem utilizados. A distribuição em ambientes heterogêneos exige a utilização de algoritmos de escalonamento e distribuição de carga dinâmica, visando melhor aproveitar os recursos computacionais.

Palestrante: José Edil Guimarães de Medeiros (ENE/FT/UnB)

Título: Models of Computations on the design of Cyber-Physical Systems

Resumo:O 'gap de produtividade' observado na indústria, a diferença entre a produtividade dos projetistas e a complexidade do hardware tecnologicamente disponível, continua aumentando elevando a fatia de recursos gasta com verificação durante um projeto complexo. Novas abstrações não habilitam necessariamente o desenvolvimento de novas técnicas de projeto e análise. Visando aumentar a produtividade do fluxo de projeto, abordagens formais e sistemáticas se fazem cada vez mais necessárias. A teoria de modelos de computação no contexto do projeto de sistemas ciber-físicos compreende diferentes formas de abstrair o tempo na modelagem do sistema e uma abordagem formal permite conhecer propriedades desses modelos abstratos e das interações entre modelos diferentes. O objetivo desta palestra é introduzir a metodologia ForSyDe (Formal System Design) cujo desenvolvimento foi iniciado em 2003 na KTH Royal Institute of Technologyem Estocolmo na Suécia, mas que conta hoje com colaboradores de diversas nacionalidades, principalmente do Brasil. Será discutido como conceitos de programação funcional fornecem boas técnicas para implementação desta metodologia e serão comentados os últimos desenvolvimentos realizados a respeito de modelos em tempo contínuo.

Biografia: José Edil Guimarães de Medeiros é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB desde 2011. Possui doutorado em Projeto de Sistemas Eletrônicos, oportunidade em que contribuiu para a formalização da teoria da Transformada da Incerteza e para o desenvolvimento de quantizadores não-lineares para aplicação em ADCs que preservam a estatística dos sinais analógicos. Entre 2016 e 2017 trabalhou como professor visitante na KTH Royal Institute of Technology onde conheceu a metodologia ForSyDe e passou a contribuir com o projeto implementando modelos de computação para modelagem de sistemas em tempo contínuo em Haskell.

Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação em Informática 2018-1