Uma nova abordagem para resolução de conflitos envolvendo trajetórias 4D de aeronaves

/QualiOSM: Implementação de ferramenta a fim de melhorar a inclusão e a edição de dados geográficos colaborativos

/Ferramentas para o Aperfeiçoamento de Jogadores de League of Legends com o Auxílio de Afetos.

Palestrante: Lucas Borges Monteiro (doutorando)

Orientador:Prof Li Weigang

Título: Uma nova abordagem para resolução de conflitos envolvendo trajetórias 4D de aeronaves

Resumo:Em um cenário de crescente demanda por transporte aéreo é fundamental o desenvolvimento de metodologias mais eficientes para o Gerenciamento do Tráfego Aéreo (Air Traffic Management, ATM). Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica dos estudos mais recentes na área de resolução de conflitos entre aeronaves. Adicionalmente, será apresentada a fundamentação teórica necessária para compreensão dos conceitos relacionados à navegação 4D e os fenômenos que causam impacto direto nas trajetórias das aeronaves. Por fim, o presente trabalho propõe uma nova metodologia de resolução de conflitos entre trajetórias 4D, objetivando a escolha de trajetórias ótimas em cenários de difícil predição como, por exemplo, com a presença de zonas climáticas adversas.

 

Horário: 14h30

Palestrante: Gabriel Franklin Braz de Medeiros (mestrando)

Orientadora:Profa Maristela Holanda

Título: QualiOSM: Implementação de ferramenta a fim de melhorar a inclusão e a edição de dados geográficos colaborativos

Resumo:Em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), e mais especificamente, em Sistemas de Informações Geográficas Voluntárias (SIGV), os usuários participam ativamente dos processos de inclusão, alteração e exclusão das informações geográficas. Dessa forma, a questão da qualidade torna-se um tópico central, uma vez que é importante verificar se alguns parâmetros mínimos de qualidade estão sendo atingidos, tais como a acurácia, a consistência lógica e a completude das informações presentes nesses tipos de sistema. Neste contexto, este trabalho desenvolve o aplicativo QualiOSM, com o objetivo de auxiliar os usuários no processo de inclusão e edição de objetos dentro da ferramenta de mapeamento colaborativo OpenStreetMap (OSM). Para a realização da pesquisa, uma revisão sistemática da literatura foi implementada a fim de realizar um levantamento dos principais trabalhos acadêmicos relacionados ao tema. Em seguida, a parte prática do trabalho foi elaborada, com o desenvolvimento da ferramenta QualiOSM, que, por sua vez, possui duas funcionalidades principais: um adicionador de tags, a fim de aprimorar a questão da completude das informações presentes na plataforma OSM, e um classificador de terreno, a fim de melhorar a questão da visualização dos dados para o usuário mapeador, contribuindo para a melhoria das dimensões da acurácia e consistência lógica.

 

Horário: 15h

Palestrante: Marcos Cordeiro Fleury (mestrando)

Orientador:Prof. Ricardo Pezzuol Jacobi

Título: Ferramentas para o Aperfeiçoamento de Jogadores de League of Legends com o Auxílio de Afetos.

Local: Teams MS - Equipe PPGI-316415 Seminário, Canal Seminários 1-2020

 

https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3a728c9eee63174fb8ad9c29cbc6a3d1ff%40thread.tacv2/Semin%C3%A1rios1-2020?groupId=93b66213-b249-467a-bcbe-dcd4255edf95&tenantId=ec359ba1-630b-4d2b-b833-c8e6d48f8059

 

Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora Seminários de Pós-Graduação em Informática 1-2020