O Programa de Pós-Graduação em Informática parabeniza ao professor Ricardo de Queiroz por estar entre os 2% melhores pesquisadores do mundo.

O professor Queiroz é o orgulho do Departamento de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Informática, possuindo uma trajetória científica exemplar.

O professor possui graduação pela Universidade de Brasília (1987), mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado na The University of Texas at Arlington (1994), todos em Engenharia Elétrica. Atualmente, é Professor Titular da Universidade de Brasília e estava como Professor Visitante na University of Washington em 2015. Tem larga experiência nas áreas de video e imagens digitais e processamento de sinais. Ele é um Fellow do IEEE e, de acordo com Google Scholar (R), seu trabalho já foi objeto de cerca de 5600 citações atingindo um h-index de 40. Recentemente a FAPESP deu luz a publicação do Journal Plos Biology, que em 16 de outubro de 2020, publicou um estudo dos autores: John P. A. Ioannidis, Kevin W. Boyack, Jeroen Baas, que fizeram uma análise do ranking mundial de cientistas. O ranking elenca os 100.000 top cientistas do mundo, segundo os bancos de dados utilizados, até 2019, a partir da base Scopus.

O estudo pode ser conferido aqui: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918

A pesquisa foi conduzida pelo autor principal da Universidade de Stanford (EUA). O estudo usa citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e; 2) o impacto do pesquisador em um único ano, neste caso o ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019). Os dados podem ser baixados e minerados.

Entre os 2% da nata mundial de pesquisadores, 600 são brasileiros e 15 são da UnB. Individualmente, a UnB divide o oitavo lugar com a UNIFESP. A USP, disparadamente está à frente; colocou 120 pesquisadores, seguida da Unicamp, com 53 e da UFRJ com 42.

A Lista a seguir da UnB está ordenada pelo índice (H19) e é a seguinte:

(40) Franco, A. C. (IB)
(37) Suarez, Paulo A.Z. (IQ)
(33) Reimold, Wolf Uwe (IG)
(33) Pimentel, Márcio M. (IG falecido)
(32) Morais, Paulo C. (IF)
(29) Hermes-Lima, Marcelo (IB)
(29) Prado, Alexandre G.S. (Química)
(27) Dodonov, V. V. (IF)
(24) Báo, Sônia Nair (IB)
(23) Felfili, Jeanine M. (Botanica)
(23) Marini, M. (IB)