Seminários da Pós-Graduação em Informática
Data: 24 de maio de 2019
Local: Sala Multiuso CIC
Horário: 14h
Palestrante: Lucas Borges Monteiro (doutorando)
Orientador: Prof. Li Weigang
Título: Uma nova abordagem para resolução de conflitos envolvendo trajetórias 4D de aeronaves
Resumo:Em um cenário de crescente demanda por transporte aéreo é fundamental o desenvolvimento de metodologias mais eficientes para o Gerenciamento do Tráfego Aéreo (Air Traffic Management, ATM). Nesse contexto, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica dos estudos mais recentes na área de resolução de conflitos entre aeronaves. Adicionalmente, será apresentada a fundamentação teórica necessária para compreensão dos conceitos relacionados à navegação 4D e os fenômenos que causam impacto direto nas trajetórias das aeronaves. Por fim, o presente trabalho propõe uma nova metodologia de resolução de conflitos entre trajetórias 4D, objetivando a escolha de trajetórias ótimas em cenários de difícil predição como, por exemplo, com a presença de zonas climáticas adversas.
Horário: 14h30
Palestrante: Marco Figueiredo (doutorando)
Orientador: Profa. Alba Cristina Magalhães Alves de Melo
Título: Parallel Comparison of Huge DNA Sequences in Multiple GPUs with Pruning
Resumo:A comparação de sequências é uma tarefa normalmente realizada em várias aplicações de Bioinformática diariamente em todo o mundo. Os algoritmos de comparação de sequências que recuperam o resultado ideal têm complexidade de tempo quadrática, exigindo uma enorme quantidade de poder computacional quando as sequências comparadas são longas. Para reduzir o tempo de execução, muitas soluções paralelas têm sido propostas na literatura nas últimas décadas. No entanto, dependendo dos tamanhos das seqüências, até mesmo as soluções paralelas levam horas ou até dias para serem concluídas. As técnicas de descarte (pruning) podem melhorar significativamente o desempenho das soluções paralelas e algumas abordagens foram propostas para prover técnicas de pruning para soluções de GPU. No entanto, elas estão restritas a uma ou duas GPUs. Este artigo propõe e avalia uma variante da abordagem de pruning de blocos executada em várias GPUs, em ambientes homogêneos ou heterogêneos. Resultados experimentais obtidos com sequências de DNA reais em dois ambinetes de testes com GPUs (NVidia Tesla P100 e NVidia GTX 980 Ti + NVidia GTX 680) mostram que ganhos significativos de desempenho são alcançados quando o descarte de blocos é habilitado. Por exemplo, o tempo de execução para comparar seqüências de aproximadamente 63 e 61 milhões de caracteres no ambiente homogêneo (4 GPUs Tesla P100) foi reduzido de 104 minutos (sem pruning de blocos) para 92 minutos (com pruning de blocos), alcançando um desempenho de 708,2 GCUPS (bilhões de células atualizadas por segundo). No ambiente heterogêneo, o ganho causado pela técnica de pruning foi 39% superior em algumas comparações envolvendo seqüências similares.
Horário: 15h
Palestrante: Igor da Silva Bonomo (mestrando)
Orientadora: Prof. Li Weigang
Título: Desenvolvimento do SWIM Registry Brazil com suporte da tecnologia Blockchain
Resumo: Com o desenvolvimento do SWIM (System Wide Information Management) Registry Brazil, que visa aprimorar a visibilidade das informações relacionadas ao ATM e serviços disponíveis do SWIM. Sendo assim, pretendendo promover uma maior confiabilidade dos dados gerados. Tem-se em uma nova tecnologia conhecida como blockchain a expectativa de aprimorar o sistema ATM, visto que foi empregada com sucesso para gerenciar operações no sistema de criptomoedas Bitcoin. Devido as suas características e propriedades o blockchain promove uma maior segurança e autenticidade aos dados.
Horário: 15h20
Palestrante: Prof. Flavio Vidal (CIC/UnB)
Orientadora: Prof. Flávio Vidal
Título: Non-conventional Biometrics applied on forensics
Resumo: Nesta apresentação serão abordados temas referentes aos desenvolvimentos atuais de um grupo específico de técnicas de biometria, estas já definidas na literatura como biometrias não-convencionais. Muito já se desenvolveu e foi estudado ao longo de quase um século a respeito das técnicas clássicas de reconhecimento biométricos de indivíduos (ex.: impressão digital, DNA e reconhecimento facial). Entretanto, diversas outras técnicas envolvendo outras características podem ser utilizadas para se realizar o reconhecimento de um indivíduo (ou de um grupo de indivíduos), bem como suas aplicações no domínio das ciências forenses. Com o advento tecnológico, incluindo a imensa quantidade de informações sendo disponibilizadas por usuários (seja por redes sociais – fotos e vídeos – ou pelo uso de dispositivos portáteis – smartphones), bem como com o avanço de técnicas na área de inteligência artificial, processamento de sinais e imagens e aprendizado de máquina, novas oportunidades de aplicações em atividades forenses surgem. Sendo assim, será apresentado o panorama atual das principais técnicas de reconhecimento biométrico não-convencionais, bem como o que se pode esperar para o futuro da utilização destas técnicas no âmbito das ciências forenses.
Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Coordenadora dos Seminários de Pós-Graduação em Informática 2019-1