Segmentação de texto no Diário Oficial do DF

Deep-Quality-EON Classifier

Extração de informações para auxílio na detecção de Fraudes em Licitações Publicadas no DOU

Engenharia de Tráfego em Redes Ópticas Metropolitanas

Avaliando uma abordagem baseada em aprendizagem de máquina para configuração de cache

Feedbacks automáticos no ensino de programação

Horário: 14h

Palestrante: Micael Filipe Ribeiro de Lima (mestrado)

Orientador: Prof. Thiago de Paulo Faleiros

Título: Segmentação de texto no Diário Oficial do DF

Resumo: a definir

 

Horário: 14h20

Palestrante: Guilherme Enéas Vaz Silva (doutorado)

Orientador: Prof. André Drummond

Title: Deep-Quality-EON Classifier

Abstract: Elastic Optical Networks (EON) provide better spectrum allocation flexibility and scalability than traditional Wavelength Division Multiplexing networks and are suitable to support the increasing demand for Internet traffic. Those are circuit-switched networks that employ routing, modulation and spectrum allocation (RMSA) algorithms to establish optical circuits. To guarantee an efficient operation of these networks it is necessary to be able to monitor its behavior in a dynamic fashion in search of opportunities to improve its control. In this work, we propose Deep-Quality-EON, a deep learning-based model that classifies the efficiency of the resource allocation strategy applied in an EON solely based a snapshot of the spectrum allocation from the network. The deep learning classifier proposed was evaluated in several scenarios and the results obtained are promising, opening a new avenue on the research area of adaptive RMSA algorithms.

 

Horário: 14h40

Palestrante: Eutino Júnior Vieira Sirqueira (mestrado)

Orientador: Prof. Flavio Vidal 

Título: Extração de informações para auxílio na detecção de Fraudes em Licitações Publicadas no DOU

Resumo: Trata-se de um aprofundamento na abordagem de Reconhecimento de Entidades Nomeadas. Tem como objetivo apresentar possíveis soluções e metodologias, do uso desta técnicas de extração de informação, aplicado ao contexto de publicações do Diário Oficial da União (DOU) e no subdomínio das publicações que abordam os processos de Licitações públicas. Tudo isso, a fim de extrair e fornecer informações que possam ser úteis para a detecção de fraudes nos processos licitatórios.

 

Horário: 15h

Palestrante: Léia Sousa de Sousa (doutorado)

Orientador: Prof André Drummond

Título: Engenharia de Tráfego em Redes Ópticas Metropolitanas

Resumo: Apresentação de solução para redes ópticas metropolitanas baseadas em redes ópticas elásticas.

 

Horário: 15h20

Palestrante: Lucas Fernandes Ribeiro (doutorado)

Orientador: Prof Ricardo Jacobi

Título: Avaliando uma abordagem baseada em aprendizagem de máquina para configuração de cache

Resumo: Este trabalho tem foco no uso de técnicas de aprendizagem de máquina para obter uma configuração de cache ideal que minimiza o impacto das perdas de energia utilizando diferentes aplicações e considerando seu conjunto de instruções dinâmicas e uma variedade de parâmetros de cache. Com as instruções dinâmicas das aplicações, vários subconjuntos de instruções foram selecionados e classificados em termos de eficiência energética. As experiências se concentraram na análise da precisão do classificador quando aplicado a diferentes subconjuntos da ISA do RISC-V. As experiências sugerem que é possível obter boas estimativas de configurações de cache usando somente as instruções de acesso à memória.

 

Horário: 15h40

Palestrante: Wanderson Jean Conceição Silva (mestrado)

Orientadora: Profa Maristela Holanda

Título: Feedbacks automáticos no ensino de programação

Resumo: O ensino de programação nas series iniciais das graduações tem sido um grande desafio didático e metodológico. Os AVA’s (Ambientes Virtuais de aprendizagem), MOOC’s e demais plataformas de ensino surgem como possíveis soluções para sanar as dificuldades encontradas neste processo, porém a maioria destes ambientes não dispõem da dinamicidade necessária, que é intrínseca ao processo de ensino aprendizagem e principalmente ao ensino de programação. O presente trabalho tem como intento apresentar e produzir uma plataforma educacional integrada que forneça aos estudantes das series iniciais da graduação um método dinâmico com feedbacks automáticos e avaliações personalizadas sobre o desempenho individual do discente durante o curso, com a finalidade de auxiliar alunos e professores, tanto no processo de avaliação quanto na aprendizagem e evolução do estudante, seja em aulas remotas ou em aulas presenciais em laboratório.

Local: Teams MS - Equipe PPGI-316415 Seminário, Canal Seminários 2-2021

https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3a24b3ddb0b17b46c6be17254988b22cc1%40thread.tacv2/Semin%25C3%25A1rios%25202-2021?groupId=93b66213-b249-467a-bcbe-dcd4255edf95&tenantId=ec359ba1-630b-4d2b-b833-c8e6d48f8059

 

Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Coordenadora Seminários de Pós-Graduação em Informática 2-2021