Horário: 14h
Palestrante: Paulo José de Souza Júnior (doutorado)
Orientadores: Prof André Drummond e Prof. Marcelo Marotta
Título: Janela de Desfragmentação de Espectro em Redes SDM-EON
Resumo: A tecnologia de multiplexação por divisão de espaço (SDM) permite que a rede óptica elástica se torne uma candidata promissora para futuras redes ópticas. A SDM-EON se torna mais complexa com a introdução da dimensão espacial e a questão da fragmentação de espectro é mais preocupante comparada a EON tradicional. Para remediar a questão da fragmentação é proposto um algoritmo de desfragmentação do espectro com uma técnica de janela de segmentos de slots baseado em uma métrica que definimos para escolhas dos melhores fragmentos com menor esforço computacional. Resultados de simulação mostram que o algoritmo proposto pode alcançar melhor desempenho do que um algoritmo da literatura em termos de probabilidade de bloqueio e Fragmentação externa. Os resultados mostram que nossa proposta apresenta uma redução significativa da fragmentação do espectro e taxas de bloqueio de até 90%, e que o processo proativo de desfragmentação tem resultado consideravelmente melhor que o reativo.
Horário: 14h20
Palestrante: Gabriel Ferreira Silva (doutorado)
Orientador: Prof Mauricio Ayala
Title: Nominal AC-unification
Abstract: The nominal setting allows us to extend first-order syntax and represent smoothly systems with variable bindings. In order to profit from the nominal paradigm, we must adapt basic notions to it, such as unification. Unification is a central problem in theoretical computer science, with applications in logic programming, type inference, theorem proving and so on. In this talk we discuss our work in progress to obtain a nominal unification algorithm in the presence of associative-commutative (AC) functions.
Horário: 14h40
Palestrante: Herval Alexandre Dias Hübner (mestrado)
Orientador: Prof Vander Alves
Título: Aplicação do Choice Calculus para Lift de Linguagens
Resumo: Linhas de Produto de Software é um tipo de processo que se aplica somente se a empresa vai desenvolver uma família de produtos semelhantes. A linha de produto de software permite, então, que a reusabilidade de componentes seja efetivamente planejada, e não apenas fortuita. Um fator importante para a implementação da reusabilidade é a variabilidade que é a capacidade de alterar ou adaptar um sistema. Aumentar a variabilidade de um sistema implica torná-lo mais fácil a certos tipos de alterações. O Choice Calculus é uma linguagem simples e formal para representar a variabilidade. O Choice Calculus se baseia em apenas duas construções, escolhas e árvore de sintaxe abstrata genérica, mas pode ser facilmente estendido com novos recursos de linguagem que oferecem suporte a diferentes formas de desenvolver, manter e analisar a variabilidade. Nosso trabalho pretende investigar se o Choice Calculus pode ser instanciada por diferentes linguagens de objetos e tipos de dados quando eles interagem fundamentalmente com a variabilidade.
Horário: 15h
Palestrante: Bruno Matissek Worm (mestrado)
Orientador: Prof Vander Alves
Title: Automatic and verified lifting method for embedding evolution and variability awareness into functional programs.
Abstract: The necessity for handling variability during analysis of Software Product Lines (SPL) is frequent, as the number of possible combinations of valid products can be exponential in regard to the number of features. Furthermore, as a SPL evolves, results from previous analysis could be used to optimize computations. The goal of this research is to propose a verified method for automatically lifting an analysis of a functional program, embedding in it awareness of both evolution and variability.
Horário: 15h20
Palestrante: Daniel da Silva Souza (doutorado)
Orientadora: Profa Maria Emilia M. T. Walter
Título: Um modelo baseado em agentes para reconstrução de redes de regulação gênica
Resumo: Interações entre produtos de genes são processos fundamentais que sustentam a capacidade da célula de modular a expressão gênica. Várias técnicas de medidas de alto desempenho segmentaram um caminho para o uso de abordagens estatísticas para reconstruir essas interações. Para modelagem, reconstrução e análise dessas redes, há diferentes representações de redes que variam desde modelos estáticos aos modelos dinâmicos e cinéticos, o que variam em níveis de complexidade do modelo e de sua abstração. Entretanto, redes de regulação gênica são representações abstratas do sistema e, por si só, não têm uma representação semântica que poderia vincular a rede ao comportamento dos nós (produtos de genes), por exemplo, sua dinâmica coletiva. Para reconstrução de uma rede com uma representação semântica do comportamento dos produtos de genes, uma modelagem baseada em agentes é capaz de capturar essa semântica em uma dinâmica coletiva entre os produtos de genes com baixa complexidade de modelo em valores discretos, sendo estes produtos de genes os agentes que interagem entre si. Em seguida, dados experimentais produzidos em laboratório de genes regulados pela proteína p53 foram coletados e integrados para realização de nossos experimentos. Os experimentos simulados apontam a versatilidade do modelo na reconstrução e simulação de redes de regulação gênica.
Horário: 15h40
Palestrante: Helena Schubert I. L. Silva (mestrado)
Orientadora: Profa Alba Melo
Title: Hybrid Distributed Architecture - solution to manage the execution of I/O bound applications
Abstract: Scientific workflows commonly are composed of a sequence of computational tools, that process big data inputs, that take places in supercomputers. However, many of these workflows do not take advantage of the parallelism provided by the supercomputer environment. In this paper, we describe the Hierarchical Distributed Architecture, which is a solution to execute a Bag-of-Tasks applications, based on usual scientific workflows, in a High Performance Computer, especially those that depends extensively on IO operations, tuning the number of concurrent processes. Initial results show that our solution is more efficient than the naïve ways of executing tasks and that less simultaneous threads might impact on the makespan.