Seminários do Programa de Pós-Graduação em Informática da UnB
Data: 05 de maio de 2023
Horário: 14h
Palestrante: Rafael Oliveira Ribeiro (mestrado)
Orientador: Prof Flavio Vidal
Título: Métodos de Cálculo de LR a partir de Sistemas de Reconhecimento Facial
Resumo: A pesquisa trata do estudo de métodos para obtenção do peso da evidência obtida no caso de comparação facial forense, empregando sistemas de reconhecimento facial como ferramenta para extração de representação das imagens faciais e obtenção de escores de similaridade. Os escores, para serem interpretados no contexto forense, devem ser convertidos em uma razão de verossimilhança (LR, do inglês likelihood ratio). Para esta conversão, vários métodos estão disponíveis e o objetivo da pesquisa é avaliar os diferentes métodos de conversão de escore em LR, bem como o impacto do poder de discriminação do sistema de reconhecimento facial empregado como ferramenta para cálculo dos escores.
Horário: 14h30
Palestrante: Henrique Tibério Brandão V. Augusto (mestrado)
Orientador: Prof Geraldo Pereira
Title: BRAVO: Brazilian-portuguese Emotional Intensity Recognition Assistant for Voice
Resumo: A fala costuma ser a nossa primeira forma de comunicação e de expressão de emoções. O Reconhecimento de Emoção na Fala (Speech Emotion Recognition, SER) é um problema complexo, pois a expressão emocional depende da linguagem falada, dialeto, sotaque e histórico cultural dos indivíduos. Além disso, a intensidade dessa emoção pode afetar nossa percepção das emoções e nos induzir a interpretar a informação de forma inadequada. Embora sejam encontrados trabalhos de speech-to-text que investigam a intensidade das emoções, ao pesquisar o atual estado da arte, percebemos a escassez de trabalhos envolvendo SER e o idioma português. Mesmo com perspectivas de aplicabilidade em diversas áreas como monitoramento de pacientes, segurança, sistemas comerciais e entretenimento, parece haver uma ausência de trabalhos abordando a classificação da intensidade da emoção em português. Independente de formação enquanto profissionais de saúde mental, é natural que consigamos atribuir alguma espécie de métrica para comparar duas instâncias de uma mesma emoção que tenhamos sentido. Parece trivial quando atestamos que, entre dois momentos experimentando uma mesma emoção, um foi mais ou menos intenso do que o outro, ou até que ambos tiveram a mesma intensidade. Portanto, somos capazes de identificar emoções, quantificar sua intensidade e calcular uma distância para poder efetuar essa comparação. Trabalhos de ML aplicados ao reconhecimento de emoções na fala vêm sendo publicados - ao menos - desde o início da década de 90 (1990), e se tornam menos frequentes quando buscamos por tarefas mais especializadas. Não tendo encontrado ocorrência na literatura, este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: É possível realizar uma tarefa de aprendizado de máquina para inferir a intensidade das emoções na voz em português?
Local: Teams- Equipe PPGI0095 Seminário, Canal 1-2023
https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3a94dc8846a9ca47e389e0083f2b15fe70%40thread.tacv2/Semin%25C3%25A1rios%25201-2023?groupId=93b66213-b249-467a-bcbe-dcd4255edf95&tenantId=ec359ba1-630b-4d2b-b833-c8e6d48f8059
Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Coordenadora Seminários de Pós-Graduação em Informática 1-2023