Seminários do Programa de Pós-Graduação em Informática da UnB
Horário: 14h
Palestrante: Lucelia Vieira Mota (mestrado)
Orientador: Prof. Thiago de Paulo Faleiros
Title: Named Entity Recognition for Content Published in Government Gazettes Based on a Weak Supervision Approach
Abstract: Weak Supervision methods can be used when large amounts of labeled data are unavailable, labeled training data is scarce, expensive to obtain, or impractical to annotate manually. We describe developing and evaluating a corpus of text from the Brazilian government's published gazettes, explicitly focusing on public bidding and contract excerpts. The Government Gazette is a form of horizontal accountability which increases the transparency of the public acts done by the government. Reading all the publications to extract and annotate the necessary information requires an inconceivable individual effort to be done daily. With the rise of Machine Learning, the demand for labeling training data has also increased. This process involves identifying entities, nonetheless, finding individuals with the necessary expertise to manually generate this data can be challenging and expensive due to the significant amount of time required to complete the task. Named Entity Recognition (NER) and Weak Supervised approach can reduce the manual annotation required to train NER and classification models. Our proposed work is intended to assist in developing a decision-making system that requires a particular set of entities from the Brazilian government's published gazettes, focusing on public bidding and contract excerpts. In some cases, the direct application of weak supervision to the corpus yielded satisfactory results compared to models trained by costly hand-annotated data.
Horário: 15h
Palestrante: Prof. Daniel de Paula Porto (CIC)
Título: Gamificação e Engenharia de Software: Encontrando o Equilíbrio entre Estímulo e Desafios
Resumo: A gamificação tem sido amplamente discutida como uma estratégia para impulsionar a motivação e a colaboração na engenharia de software. Nesta abordagem, elementos de jogos são aplicados para transformar tarefas rotineiras em desafios envolventes, estimulando os profissionais a alcançarem melhores resultados. No entanto, é crucial encontrar um equilíbrio entre o estímulo proporcionado pela gamificação e os desafios que ela pode apresentar. Nesta apresentação, exploraremos a relação entre gamificação e engenharia de software, analisando os benefícios e as considerações essenciais para implementação bem-sucedida. Abordaremos as formas como a gamificação pode impulsionar a motivação, promover o aprendizado contínuo e fortalecer a colaboração dentro das equipes de engenharia de software. No entanto, também discutiremos os desafios e os possíveis riscos associados à gamificação, como por exemplo o risco de focar apenas na competição em detrimento do trabalho em equipe. Encontrar o equilíbrio adequado é fundamental para o sucesso da gamificação na engenharia de software. Ao considerar cuidadosamente os aspectos positivos e os desafios envolvidos, as equipes podem adotar abordagens que impulsionem a motivação, o engajamento e a produtividade, ao mesmo tempo que evitam armadilhas e promovem uma cultura colaborativa. Ao longo da apresentação, compartilharemos exemplos e dicas para alcançar esse equilíbrio, dividindo experiências para pesquisadores interessados em gamificação.
Local: Teams- Equipe PPGI0095 Seminário, Canal 1-2023
Equipe PPGI0095
Profa Célia Ghedini Ralha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Coordenadora Seminários de Pós-Graduação em Informática 1-2023