Título: Obtendo conhecimento em diferentes domínios utilizando Visualização de Grafos.

Palestrante: Prof. Claudio Douglas Gouveia Linhares (Senior Lecturer), Department of Computer Science and Media Technology, Faculty of Technology, Linnaeus University, Sweden

Resumo:  Grafos ou redes complexas compreendem uma estrutura útil para modelar e analisar partes de um sistema e sua interação. Grafos são usados em biologia e medicina (por exemplo, interações de proteínas ou células cerebrais), ciências da computação e telecomunicações (por exemplo, e-mails, telefonemas), redes sociais (por exemplo, amizade, contatos de proximidade) e muitas outras disciplinas. Em várias situações do mundo real, essas redes evoluem com o tempo. A análise visual dessas redes temporais compreende uma maneira eficaz de entender a dinâmica da rede e identificar padrões, anomalias e outros comportamentos nos dados. O problema, no entanto, é a grande quantidade de dados nas redes do mundo real, que podem produzir visualizações com grande desordem visual. Nesse seminário, apresento métodos e sistemas para melhorar a legibilidade da visualização, permitindo que os usuários obtenham insights que levem a uma tomada de decisão rápida e confiável. Além disso, demonstro algumas aplicações reais de visualização em diferentes domínios, como um foco em sistemas de registro eletrônico de saúde (EHR) para rastrear a trajetória clínica de um único paciente por meio de uma série de testes e dados, que podem ajudar os médicos em tratamentos e diagnósticos.