Para marcar é necessário criar um processo no SEI, na pasta IE/CIC/UnB, com no mínimo, 30 dias de antecedência.
No processo deve constar:
- Utilizaro “Formulário Banca Examinadora de Defesa”, nativo do SEI.
- Currículo Lattes dos Membros Externos, que devem ter publicações na área, nos últimos 2 anos.
É importante ressaltar que "membros externos" se referem àqueles membros que não são vinculados à UnB e, portanto, o CPF destes membros e a instituição com a qual eles mantenham vínculo institucional devem ser informados no formulário. Além disso, é necessário o cadastro SEI do membro externo para assinatura. O guia para este procedimento consta no portal: https://www.portalsei.unb.br/images/documentos/02-Cartilha_de_orientao_para_assinatura_externa_2108_Completo.pdf - Ata de Defesa de Mestrado/Doutorado (nativo do SEI)
- Termo de autorização - Teses e dissertações (nativo do SEI)
- Declaração de originalidade de dissertação/tese (nativo do SEI)
A composição da banca deve seguir o disposto na Resolução CEPE 080/2021.
Passos:
- Encaminhar o processo SEI para a Secretária do PPGI, que colocará o processo criado em Acompanhamento Especial: "Bancas de Defesa - Mestrado" ou "Bancas de Defesa - Doutorado", conforme o caso. No caso do doutorado, o professor orientador deve juntar ao processo os comprovantes de publicação.
- A Secretária do PPGI, ao verificar que o formulário foi preenchido com todos os dados, e que os currículos dos membros externos estão anexados ao SEI, deve incluir no processo SEI o histórico do/a discente. Em seguida, a secretária encaminhará o processo para a coordenação do PPGI.
- A coordenação do PPGI, ao receber o processo, convoca uma reunião da Comissão de Pós-Graduação do PPGI ou do Colegiado, para que a banca seja aprovada por esses órgãos.
- Se a banca for aprovada, a coordenação anexará ao processo SEI o despacho de aprovação de Defesa de Mestrado/Doutorado, e encaminhará para que a Secretária do PPGI faça a matrícula do/a discente na atividade "DPG9200 - Defesa de Trabalho Final"; procederá com o cadastramento da banca no SIGAA; e incluirá no SEI os demais documentos obrigatórios (Ata de Defesa de Mestrado/Doutorado, Termo de autorização - Teses e dissertações, Declaração de originalidade de dissertação/tese), liberando as assinaturas externas que sejam necessárias.
- Após o cadastro da banca, a Coordenação deve seguir o procedimento para a aprovação no sistema da banca.
- Após a defesa, o processo deve ser encaminhado à coordenação para que esta possa consolidar o resultado.
- iniciam-se os procedimentos pós-defesa no SIGAA, que devem ser cumpridos pelo aluno/a, coordenador/a e orientador/a. Abaixo é apresentado o fluxo de passos no SIGAA.
- Finalizados os procedimentos no SIGAA, com a solicitação de homologação pela coordenação, o processo SEI também deve ser encaminhado ao DPG / DIRPG.
- Ao receber o resultado da homologação pelo DPG, comunica-se aos interessados e encerra-se o processo.